Ilustração | Splash Art | Dungeons and Dragons
Ilustração baseada no estilo de Splash Arts, feita para dar destaque à um personagem original de Dungeons and Dragons chamado Belladur Kelmajian. Veja a seguir a arte finalizada e as etapas de produção, para entender como foi o desenvolvimento desde os primeiros rascunhos até a finalização.
Se você quiser saber mais sobre como foi o processo de criação desse personagem, do estágio inicial cujo personagem é imaginado a partir de descrições em texto e traduzido em ilustrações originais (concept art), clique aqui para ver o post completo.
Etapas de Produção
Em ilustrações no estilo de Splash Arts, a ideia é dar destaque ao personagem em uma cena de ação, para gerar interesse e alimentar a imaginação do jogador ao entrar naquele universo.
Belladur é um tipo de personagem popularmente chamado de “tank”. Ele é o que mais tem atributos de defesa do grupo e costuma ser usado para proteger aliados que não aguentariam absorver muito dano de personagens inimigos.
Na cena em específico, Belladur está abrindo caminho em direção ao oponente para que seu grupo consiga se aproximar à salvo. Veja abaixo mais detalhes da produção dessa imagem.
Rascunhos e Miniaturas
Chamamos a primeira etapa de produção de Miniaturas (thumbnails). Nela, rascunhamos a cena em uma composição que garanta uma leitura dinâmica de tudo o que está acontecendo rapidamente, até mesmo em tamanhos pequenos como celulares e quadros dentro dos jogos de videogame. É daí que vem o nome “miniatura”.
Costuma-se fazer várias opções sem muito refinamento, para que assim não se perca tempo com detalhes que poderão ser alterados depois. Neste caso, selecionamos a opção “B” para seguir em frente.
Refinamento
Depois de definirmos a miniatura ideal, começamos a refinar os detalhes da pintura até a qualidade de produto final.
Levamos em conta a composição, coesão das cores, luz e sombra e muitos outros fatores da imagem.
Veja aqui um vídeo acelerado de como foi a evolução dessa ilustração.
Aplicações
É importante poder visualizar qual será a apresentação final e definitiva da imagem. Para isso, criamos algumas possíveis aplicações para podermos sentir a ilustração dentro do ambiente e universo dos jogos.