Sobre Viagem no Tempo e Perseguir seus Sonhos

Sobre Viagem no Tempo e Perseguir seus Sonhos

Eu sei que o título soa um pouco louco mas eu prometo que viagem no tempo, arte e buscar seus sonhos vão fazer todo o sentido no final. Em um mundo onde tudo se tornou conteúdo, não há nada mais justo do que usarmos o que consumimos como ferramentas para o nosso próprio crescimento.

Foi o que fiz para chegar nos pensamentos do texto de hoje. Depois de terminar de assistir à primeira temporada da série Dark (anos após o fim da série), ela me trouxe várias situações que achei interessante dividir com você. Acredito que as questões que vou comentar aqui possam te trazer uma visão diferente da vida e te ajudar a se manter firme na luta pelos seus sonhos, principalmente nos dias mais difíceis.

Te convido também a usar as coisas que gosta (músicas, filmes, jogos, livros, etc) como base para suas próprias reflexões importantes da vida.

Enfim, como viagem no tempo, os impactos no futuro e paradoxos complexos se relacionam com a vida artística e a busca por seus sonhos, sejam eles quais forem?

Contextualizando a Viagem no Tempo

Na Cultura Pop

Se você não assistiu à série Dark, fique tranquilo pois não darei nenhum spoiler. Meus comentários serão gerais, apenas para contextualização do tema.

Em uma parte da primeira temporada, um personagem volta ao passado e entrega um objeto importante para a versão mais jovem do inventor daquele exato objeto. Por sua vez, o inventor só consegue dar vida ao objeto porque já tem a versão pronta do futuro para guiá-lo na construção. Você enxerga o paradoxo? Não há como concluir com certeza quando a máquina foi inventada. No futuro ou no passado?

Por mais difícil que seja provar cientificamente, acho esse conceito muito interessante. Não há passado, presente e futuro. Tudo é uma coisa só, mas nós, seres humanos, não temos a capacidade de interpretar isso.

Na Vida Real

Cheguei à conclusão – e desta vez com convicção – de que a viagem no tempo existe em nossa vida real. O conceito é um pouco diferente do que vemos nos filmes e séries. Não precisamos de máquinas, ferramentas ou qualquer coisa. Não nos transportamos fisicamente para outros períodos, como em Dark ou De Volta Para O Futuro. A questão é mais profunda do que isso. E, antes que você pense que estou falando sobre memórias, saiba que também não é isso.

Na minha teoria, nós vivemos no presente e temos contato o tempo todo com o passado. De certa forma, tudo o que você faz hoje é o resultado de algo que você já viveu, viu, sentiu. Suas experiências na infância, no mês passado e até no minuto passado estão sempre impactando na sua versão de agora.

Vou até mais longe: provavelmente você, assim como eu, já se pegou imaginando uma possível conversa entre você e uma versão sua mais jovem. Honestamente, é um dos pensamentos mais impactantes para mim. Refletir se a pessoa que estou sendo hoje faz sentido para o pequeno Eric, a criança tímida, inocente e sonhadora do passado.

Sua versão passada entra em contato com você o tempo todo e você nem percebe. A questão é que você também não percebe, mas está em contato o tempo todo com o seu futuro.

Paralelos com Sonhos e Arte

Levando em conta tudo isso, vamos deixar de olhar para trás e começar a olhar para frente. Se sua versão do passado afeta o presente o tempo todo, quer dizer que, obviamente, sua versão do presente irá afetar a versão do futuro. Se começarmos a enxergar a vida dessa forma, entendemos que estamos constantemente viajando no tempo.

Cada ação que você toma ou deixa de tomar está impactando em quem você será amanhã. Você vai se exercitar hoje ou não? Você vai acordar cedo ou tarde? Comer bem ou mal? Dar o seu melhor ou o pior? Enviar aquela mensagem ou não? Enfim, a resposta que você dá a cada uma dessas perguntas se torna o seu futuro.

Para finalizar, vou usar o meu sonho como base, mas leia fazendo uma reflexão sobre o seu próprio (lembrando que seu sonho não precisa, de forma alguma, estar relacionado a trabalho).

Meu sonho sempre foi se tornar um artista, um ilustrador e ter o privilégio de respirar arte todos os dias. Não é algo de agora: aquele pequeno Eric que comentei antes já sonhava com isso também. Então, hoje em dia, em cada decisão que eu tomo, eu levo em consideração o rumo em que isso vai levar a minha vida. Através das minhas ações no dia-a-dia, eu viajo no tempo para um futuro onde meu sonhos se realizam e garanto que aquela minha versão, criança sonhadora, fique feliz com o que se tornou. Esse pensamento me ajuda a me manter em pé mesmo naqueles dias mais difíceis.

Time-Travel and Chasing Dreams

A viagem no tempo existe. O futuro já está acontecendo, enquanto o passado nunca parou de acontecer. Você está e sempre estará aqui, no presente. Você é a ponte que conecta tudo.


Se você se interessou em saber um pouco mais sobre mim, dê uma olhada na página Sobre o Artista para nos conhecermos melhor! Obrigado.


Comentários

Uma resposta para “Sobre Viagem no Tempo e Perseguir seus Sonhos”

  1. […] de participar pela primeira vez de uma Artists Alley como artista e não como público. Já sou ilustrador profissional a alguns anos mas nunca tinha investido o tempo e o dinheiro para expor pessoalmente. Foi uma […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.