Ilustração | Splash Art | Dungeons and Dragons
Ilustração baseada no estilo de Splash Arts, feita para dar destaque à um personagem original de Dungeons and Dragons chamado Alyeras Morgan. Veja a seguir a arte finalizada e as etapas de produção, para entender como foi o desenvolvimento desde os primeiros rascunhos até a finalização.
Se você quiser saber mais sobre como foi o processo de criação desse personagem, do estágio inicial cujo personagem é imaginado a partir de descrições em texto e traduzido em ilustrações originais (concept art), clique aqui para ver o post completo.
Etapas de Produção
Como é comum nas Splash Arts, a ideia é dar destaque ao personagem no ambiente em que ele vive e em uma cena de ação.
Alyeras mora em Puepetc, cidade portuária do mundo de fantasia em que jogamos D&D. Nesta cidade, existem várias ruas e vielas estreitas onde o crime domina e, diversas vezes, nossos personagens precisam entrar em combate para voltarem para casa a salvo.
Na cena em específico, Alyeras está combatendo um grupo de criminosos com suas magias de feiticeiro. Para conseguir fazer isso, dividimos o processo nas seguintes etapas.
1. Rascunhos e Miniaturas
Chamamos a primeira etapa de produção de Miniaturas (thumbnails). Nela, rascunhamos a cena em uma composição que garanta uma leitura dinâmica de tudo o que está acontecendo rapidamente, até mesmo e tamanhos pequenos como celulares e quadros dentro dos jogos de videogame. É daí que vem o nome “miniatura”.
Costuma-se fazer várias opções sem muito refinamento, para que assim não se perca tempo com detalhes que poderão ser alterados depois. Neste caso, selecionamos a opção “B” para seguir em frente.
2. Exploração de Cores
Assim que temos uma das miniaturas selecionadas e aprovadas, partimos para minha parte favorita: a exploração de cores.
Aqui, experimentamos várias iluminações e tons diferentes, respeitando a composição que já definimos na miniatura. O objetivo é buscar quais cores e iluminações irão transmitir da melhor forma a emoção que queremos na cena.
Nesse caso, selecionamos uma paleta de cores complementares, onde o azul do cenário simboliza o frio e os perigos da noite, enquanto os tons mais alaranjados e quentes do feitiço protegem e iluminam o personagem.
3. Acabamento Final
Por fim, com a composição, iluminação e cores definidas, partimos para a etapa de acabamento e finalização.
Aqui levamos a imagem à sua qualidade final, muitas vezes redefinindo alguns detalhes mas mantendo a essência que já aprovamos.
Neste caso, redesenhamos o personagem para dar mais profundidade e deixar a pose mais dinâmica. Desenhamos também mais elementos no cenário que acrescentam ao storytelling da cena.
Veja em seguida um vídeo resumindo as etapas da produção: